>
>
>
A Engenharia de Sistemas na indústria
a engenharia de sistemas na indústria
GEES
Uma mudança estrutural na cadeia produtiva ocorreu então: a tecnologia, que anteriormente era tratada como um elemento de infra-estrutura de uma corporação, que dava apoio ao funcionamento de sua linha de produção na qual os produtos eram montados, muda de status. Ela própria, tecnologia, se torna "produto" de uma cadeia produtiva específica. Por um lado, dentro dessas corporações, passam a se constituir setores que operam como em linha de produção, entregando como produto o projeto de novos produtos.

A divisão do trabalho que surge passa a afetar a própria configuração do universo de corporações, gerando um novo tipo de empresa: aquela cujo produto é o projeto de novos produtos ou então o pacote tecnológico. Indústrias de diversos ramos passam a encomendar projetos de firmas especializadas nesse novo tipo de serviço. Para exemplificar, suponha-se uma indústria automobilística, preparando o lançamento de um novo modelo. Essa indústria, via de regra, aglutina componentes (faróis, radiadores, motores, etc) que serão produzidos por outras empresas. Uma indústria que irá fabricar, por exemplo, os faróis do novo modelo, pode hoje encomendar o projeto em uma empresa especializada em projeto de produtos, deixando de ter um setor próprio de projeto, e passando a se concentrar na atividade de produção. Esse exemplo já se materializa em diversas partes do mundo, e representa grandes ganhos de competitividade para as respectivas regiões.

A Engenharia de Sistemas é uma especialidade da Engenharia que surge ligada a esse novo paradigma tecnológico e industrial. Sua missão se refere à transformação do projeto de novos produtos de alta agregação tecnológica em um tipo de produto de uma cadeia produtiva.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Boa tarde, gostaria de saber se o curso de Engenharia de Sistemas é reconhecido pelo CREA e se o Engenheiro de Sistemas só atua na gest&...

O engenheiro de sistemas atua tanto na parte gerencial quanto na parte técnica de projetos, trabalhando muito a questão de como os di...