>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
10/12/2016
Gostaria de saber se caso eu já possua conhecimento em determinada materia, se existe algum mecanismo, como por exemplo alguma prova que eu possa fazer, para que eu consiga dispensar a matéria.

Caso você já tenha cursado a disciplina anteriormente em outra faculdade, e ela possua a mesma carga horária e ementa da disciplina da Engenharia de Sistemas/UFMG, é possível dispensá-la. Caso você já tenha cursado a disciplina na UFMG, é possível fazer o que se chama de Tratamento Especial (destina-se a dar oportunidade ao aluno para prestar, no semestre subsequente, os exames da disciplina em que obteve conceito E, sem precisar frequentar as aulas.) Há ainda a comprovação de conhecimento. Quando o estudante julga ter todos os conhecimentos ministrados por uma disciplina que compõe a estrutura curricular do curso e não deseja, portanto, cursá-la, ele pode requerer junto ao Colegiado o exame de comprovação de conhecimento. Para tanto, ele não pode estar matriculado na disciplina.

23/11/2016
Seria algum tipo de redundância acadêmica realizar uma graduação em Engenharia de Sistemas e depois cursar uma Pós Graduação em Engenharia de Software?

Não! Engenharia de Sistemas e Engenharia de Software são áreas bem distintas. Um engenheiro de sistemas pode trabalhar na área de software (não exerce a mesma atividade de um engenheiro de software), dado que esse é um sistema complexo de engenharia. Contudo, um engenheiro de software não pode trabalhar como engenheiro de sistemas, pois sua formação não permite essa abrangência.

12/11/2016
Qual é o horário de início das aulas? Vocês possuem alguma disciplina que utilize o MATLAB?

Todas as disciplinas obrigatórias se iniciam às 19h. Temos diversas disciplinas que utilizam MATLAB como ferramenta, podemos citar Otimização Não Linear, Sistemas Nebulosos, Engenharia de Controle, Processamento de Sinais, entre outras.

08/11/2016
Oi, sou amo tecnologia e adorei a oportunidade de ingressar nessa área! Queria saber como faço para ingressar? (Enem Ou Vestibular).

Desde 2014 a UFMG adotou o SiSU como sistema de entrada. Para conseguir fazer o SiSU, é necessário que você tenha feito o ENEM.

25/10/2016
Olá! Gostaria de saber se durante a graduação em engenharia de sistemas é possível cursar Projetos I e projetos II no mesmo período. Penso em transferir para Eng de sistemas da UFMG, e tenho dúvida sobre isso, porque caso eu transfira, farei muitas equivalências, então penso se seria possível adiantar o curso para formar em 3 períodos?

Olá! Pela regra de pré-requisitos da UFMG, não é possível. Mas você consegue fazer Laboratório de Projetos IV e V no mesmo período, o que aumentaria em apenas um semestre a sua previsão. Mas acredito que se você conversar com a Coordenação e Colegiado do curso, talvez seja possível você fazer o que está pensando.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
é possível terminar o curso em menos de 6 anos ? caso a resposta seja sim, quais são as possibilidades para isso ocorrer?

É sim, caso você puxe disciplinas que sejam possíveis de ser feitas no turno diurno, se houverem vagas. Isso é poss...