>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
29/12/2016
Há frequentemente projetos de intercâmbio que envolvam alunos do curso de engenharia de sistemas?

Há sim! Programas de intercâmbio são, geralmente, responsabilidade da universidade, no caso, a UFMG. Podemos citar o Brafitec e o Minas Mundi, por exemplo.

20/12/2016
Boa tarde, gostaria de saber se há possibilidades de fazer o curso com enfoque em mecanica, alem das industrias aeroespaciais e automibilistica.

Há sim! É só optar por fazer uma formação complementar aberta na área de interesse.

20/12/2016
Boa tarde, eu sou formada em Engenharia de Alimentos, os cursos têm alguma relação? Vi que tem mais relação com eng de produção, elétrica, mecânica...
Se entrasse para o curso ele seria uma nova graduação e não uma especialização, certo? A única opção para concluir o curso mais rápido seria fazendo o aproveitamento de matérias, se assim for possível?!
E sobre a formação complementar aberta ela seria uma especialização, teria certificado e tal ou são apenas matérias específicas de outro curso? Obrigada.

Olá! Não conheço muito o curso de engenharia de alimentos, mas pelo que percebi o curso tem forte apelo industrial. Sendo assim, o curso de engenharia de sistemas pode ter relação sim, por também ter um apelo industrial em sua essência. Mas caso entre no curso, será uma nova graduação, e não uma especialização. Há duas maneiras de concluir o curso mais rapidamente, aproveitando as disciplinas já cursadas, desde que tenham a mesma ementa e carga horária, ou cursando disciplinas em outros turnos, caso seja possível. A formação complementar aberta funciona como uma ênfase.

15/12/2016
Olá, gostaria de saber se o curso e o profissional são reconhecidos pelo CREA e, também, gostaria de saber mais, com maior definição, o que são Sistemas Artificiais complexos, já que o curso é abrangente. Caso haja a possibilidade, gostaria de saber onde posso encontrar materiais falando sobre o curso, atuação do profissional, etc. Obrigado!

Olá! O curso é sim reconhecido pelo MEC e pelo CREA. Sistemas complexos é todo sistema que possa ser considerado um sistema de sistemas, ou seja, composto de partes que, isoladas, executam um determinado tipo de função, mas ao agrupá-las, você consegue fazer com que executem um outro tipo de função. Um exemplo disso é um carro. O carro é composto de vários tipos de sistemas, como hidráulico, elétrico, mecânico, etc. Isolados, esses sistemas executam suas funções tranquilamente, mas essa função não necessariamente é a mesma que quando o sistema está embutido no carro. Por isso chamamos um carro de sistema complexo. É fácil perceber que essa definição pode ser expandida para qualquer área, como aeroespacial, eletrônica, software, até mesmo civil e gestão. Você consegue encontrar materiais falando sobre o curso aqui mesmo no site, no "guia do estudante", no "engenharia é", no canal da IBM no youtube, e caso tenha facilidade em inglês, tem muito material sobre systems engineering no youtube e em sites de faculdades como MIT, Cornell, John Hopkins, etc.

13/12/2016
Boa tarde, gostaria de saber se o curso de Engenharia de Sistemas é reconhecido pelo CREA e se o Engenheiro de Sistemas só atua na gestão de projetos ou se realiza pesquisas, criam e aprimoram sistemas. Gosto muito de computação, pesquisa e de pensar em soluções. Seria esse o curso certo?

O engenheiro de sistemas atua tanto na parte gerencial quanto na parte técnica de projetos, trabalhando muito a questão de como os diversos sistemas se comunicam, como se integram, entre outras atividades inatas do engenheiro de sistemas. Também é possível trabalhar com pesquisas e criação de sistemas. Acredito que o curso tenha muito a ver com você, mas sugiro uma pesquisa mais a fundo! A escolha do curso é sempre uma decisão difícil, e temos que buscar conhecer bastante os cursos que podem nos atender.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Sou formada em Sistemas de Informação pela PUC. Consigo eliminar matérias no curso de Engenharia de Sistemas? O vestibular para o...

Consegue sim! Basta que as disciplinas tenham a mesma ementa e carga horária. Você provavelmente conseguirá eliminar as discipl...