>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
17/07/2014
1) O aluno do curso de eng. de sistemas após formado pode fazer uma pós em eng. civil ou outro curso de engenharia e aproveitar as materias comuns as engenharias e especializar-se em alguma area especifica ou pode somente trabalhar como engenheiro de sistemas ?
2) Qual seria a atuação dentro de uma instituição empresarial ou o que será desempenhado por este profissional, formado em eng. de sistemas ?
3) Parece que a primeira vista há uma confusão em relação ao nome no mercado, confundindo-se engenheiro de sistemas com o profissional que desenvolve softwares ou sistemas de informatica.
1) Sim, o aluno de engenharia de sistemas depois de formado pode se especializar em qualquer ramo da engenharia, assim como pode se especializar em áreas como ciências econômicas ou ciência da computação. O curso é bem amplo e admite esse tipo de especialização. Se optar por fazer outro curso de engenharia, ele pode aproveitar as matérias comuns, visto que o ciclo básico é bem parecido para todas.

2) Depende da empresa. Ele pode ser o profissional que organiza as equipes de engenharia para fazer um projeto da melhor forma e no menor tempo possível, ele pode ser o profissional que organiza a empresa propriamente dita, visto que ela pode ser vista como um sistema complexo, as aplicações da engenharia de sistemas são inúmeras. Dependem apenas do conglomerado no qual o engenheiro de sistemas está inserido.

3) Sim, por ser um curso bastante novo no Brasil temos visto uma confusão muito grande quanto a isso, mas a medida que divulgamos o curso conseguimos sanar essa dúvida. Vimos, por exemplo, que as empresas estavam procurando esse profissional no mercado e não encontravam, tendo que fornecer cursos de especialização em engenharia de sistemas ou contratar estrangeiros. Nosso trabalho de divulgação fez com que elas conhecessem nosso curso e ver que agora elas terão o profissional pronto à sua disposição, e estão ansiosas para nos ver no mercado, para saberem como agiremos.
14/06/2014
gostaria de saber sobre o reconhecimento do curso pelo mec se ele ja foi arovado, se existe crea, essas coisas relacionadas ao diploma e aceitação do curso para uma posterios pos graduação ou ate mesmo concurso público
O curso está em processo de reconhecimento por parte do MEC. Por esse motivo, ainda não temos um CREA próprio e, se formasse hoje, o Engenheiro de Sistemas egresso da UFMG receberia o título de Engenheiro de Computação, pela proximidade da grade curricular. Contudo, juntamente com o reconhecimento do MEC está em andamento o registro do curso no CREA, que deve ser concluído antes da formatura da primeira turma do curso, de 2010/1. O curso de Engenharia de Sistemas é um curso oriundo do programa de pós graduação em Engenharia Elétrica da UFMG. Assim, a aceitação desse profissional em um programa de pós graduação ou mestrado se daria de forma natural e sem maiores dificuldades. No ano passado, a Diretoria de Divulgação da Engenharia de Sistemas UFMG realizou uma apresentação para algumas grandes empresas, e obteve grande aceitação. Acreditamos que o curso terá grande aceitação em concursos e processos trainee daqui para frente.
14/06/2014
Para o ingresso em Engenharia de Sistemas na Universidade, o vestibular é somente o Enem? Existe a possibilidade de visitar a unidade em horários pré-estabelecidos? Moro em São Paulo, Como e onde ficaria situada a moradia universitária? Obrigado!
Desde o início de 2014, a UFMG tem como processo seletivo o SiSU. Você pode visitar a UFMG e a Escola de Engenharia a qualquer momento, mas você aproveitará melhor se visitar a UFMG durante o período letivo, que se iniciará em 4 de agosto. Podem acessar as vagas no Programa Permanente de Moradia Universitária todos os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG regularmente matriculados, frequentes na UFMG e que não residem em Belo Horizonte e Montes Claros. Para se candidatar a uma vaga, o estudante deve preencher o formulário de inscrição no portal da Fump ou pessoalmente na sede da Fundação, unidade do campus Pampulha, na Coordenadoria de Moradia Universitária ou na Coordenadoria Montes Claros. Os dados fornecidos nos formulários de inscrição devem ser comprovados de acordo com o regulamento da inscrição. As inscrições têm validade semestral, devendo ser renovadas no início de cada semestre letivo. Os candidatos que forem classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III devem preencher o formulário destinado à estudantes assistidos pela Fundação e agendar com assistente social de acompanhamento na sede da Fump ou na Coordenadoria Montes Claros.
09/06/2014
O que acham de uma graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Engenharia de Sistemas?
Seria um foco diferente. Nesse caso, o foco seria em sistemas complexos voltados para a Engenharia Mecânica propriamente dita. O foco da engenharia de sistemas da UFMG está em interligar sistemas de diversas áreas. O engenheiro de sistemas está apto a trabalhar em diversas áreas, desde a mecânica, até healthcare ou finanças. O curso de Engenharia Mecânica com ênfase em Engenharia de Sistemas trabalharia em apenas uma parte da Engenharia de Sistemas.
08/06/2014
A respeito do mercado de trabalho, os recém formados têm tido facilidade em conseguir empregos? Como é o mercado aqui em BH? E no exterior?
Obrigado!
Ainda não há turmas formadas no curso, a primeira turma é de 2010/1 e o curso dura 6 anos, por ser noturno. Mas nós fizemos uma apresentação no final do ano passado para algumas empresas, como a CEMIG, Fiat e Vale, e elas ficaram bastante animadas com o curso, pois sentiam falta desse profissional no Brasil. No exterior é um curso bastante difundido, sendo essencial em muitas empresas de grande porte, e presente em várias das melhores universidades do mundo.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Olá Boa Tarde! Gostaria de saber se existe alguma restrição quanto ao tempo apos a formação para quem deseja ingres...
Olá! Não encontrei nenhuma restrição quanto ao tempo após a formação para ingressar na Obtenç&...