>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
13/09/2014
Sou formado em Sistemas de Informação pela UNA em BH. Gostaria de fazer esse curso em 2015. Também tenho interesse em seguir carreira acadêmica, fazer mestrado e Dr. Já existe algum programa de pós-graduação em cima desse curso?
O curso nasceu da relação principalmente entre as linhas de pesquisa em Microeletrônica e Microssistemas, Inteligência Computacional e Otimização do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG.
11/09/2014
Olá pessoal! tudo bem?! Gostaria de saber se é possível cursar disciplinas do curso durante o dia em outras engenharias? Se sim, é possível cursá-las desde o início do curso? Obrigado.
É possível a partir do segundo período, caso hajam vagas.
29/08/2014
Boa tarde
Eu andei pesquisando sobre o curso e me apaixonei,porém tenho medo de por ser um curso novo não ter um bom mercado de trabalho no brasil,e o fato de ser noturno me incomoda,como será o mercado de trabalho?há previsão para a criação desse curso diurno?quanto se espera de salario inicial para alguem formado nessa área? Também me preocupo que pelo fato de abranger várias áreas não especificar em nenhum e dificultar assim para se conseguir um emprego,qual seriam as vantagens e desvantagens em relação a outras engenharias?
No exterior o mercado já é bem consolidado. No Brasil, algumas empresas já tem muita necessidade dessa mão de obra, dentre elas, embraer, petrobras, vale, fiat, cemig. O curso de Engenharia de Sistemas foi criado no âmbito do REUNI que tem a ideia de abrir cursos no período da noite. Assim, o Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG decidiu criar o curso de Engenharia de Sistemas. Logo, ainda não há previsão da criação do curso no período diurno. Segundo o Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, o piso salarial para um engenheiro que trabalha 8 horas/dia é de R$6154,00. O curso de Engenharia de Sistemas é, na verdade, bem específico. O fato de podermos trabalhar em qualquer área da engenharia não quer dizer que o curso não tem um foco. A ideia do curso é otimizar e integrar sistemas complexos, e essa capacidade de trabalhar com qualquer projeto de engenharia pode ser enxergada como uma vantagem em relação a outros cursos. A desvantagem é que o curso é muito novo aqui no Brasil, assim muitas empresas ainda não fazem uso da engenharia de sistemas. Mas, à medida que o curso se tornar difundido, o mesmo se tornará necessário em toda empresa de engenharia, assim como o é no exterior. Outra vantagem é a nova metodologia de ensino que está sendo implantada desde o ciclo básico, com ênfase em solução de projetos, integrando teoria e prática na vida do engenheiro desde cedo.
15/08/2014
Qual critério utilizado para ingressar na moradia universitária? Pretendo entrar no curso de Eng de Sistemas mas não sei se atendo aos requisitos
Podem acessar as vagas no Programa Permanente de Moradia Universitária todos os estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG regularmente matriculados, frequentes na UFMG e que não residem em Belo Horizonte e Montes Claros.

Para se candidatar a uma vaga, o estudante deve preencher o formulário de inscrição no portal da Fump. Os dados fornecidos nos formulários de inscrição devem ser comprovados de acordo com o regulamento da inscrição.

As inscrições têm validade semestral, devendo ser renovadas no início de cada semestre letivo.

Os candidatos que forem classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II e III devem preencher o formulário destinado à estudantes assistidos pela Fundação e agendar com assistente social de acompanhamento na sede da Fump ou na Unidade Montes Claros.
05/08/2014
Como se dará o estágio supervisionado do último semestre, para o caso de alunos que trabalham durante o dia?

Obrigado.
O estágio pode ser realizado durante a noite.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
com esse curso posso desenvolver aplicacoes para internet da coisas? ao final do curso posso me especializar em engenharia de software?

Sim, o curso te oferece ferramentas para tal, e pode obter tal especialização, como pós-graduação.