>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
20/12/2014
Olá! Estou cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas por uma faculdade particular e gostaria de me ingressar como transferência no curso de Engenharia de Sistemas da UFMG à distância. Quando abrem inscrições para transferência?
Agradeço e aguardo o retorno.
Não existe o curso de Engenharia de Sistemas na modalidade à distância. A Transferência é destinada a candidato que, oriundo de outra Instituição de Ensino Superior, nacional ou estrangeira, deseja concluir o curso de graduação na UFMG. Para tanto, esta Universidade só aceitará pedidos de transferência do candidato que comprovar estar vinculado em Instituição de Ensino Superior, no segundo semestre de 2014. As inscrições já estão abertas. Para mais informações, acesse https://sistemas.ufmg.br/ocupacaodevagas/principal.do
17/12/2014
Boa noite!
Gostaria muito poder fazer este curso, mas tenho graduação em Análise de Sistemas feito em faculdade particular.
Neste caso, existe algumas restrição quanto ao meu ingresso neste curso ou posso realizar vestibular normalmente?
Existe possibilidades de, por exemplo, acessá-lo através de programas como SISU/PROUNI/ENEM?

Obrigado!
Olá! O fato de você já ter uma graduação não impede de fazer outra. A UFMG adotou como forma única de acesso o SISU. Logo, é necessário que você faça o ENEM no próximo ano, para que, com a sua nota, você possa entrar no curso. O PROUNI é só para faculdades particulares.
09/12/2014
Bom dia,
após me formar nesse curso posso fazer engenharia civil? Me acrescentaria alguma coisa na civil fazer esse curso?
Posso trabalhar com o que nesse curso?
Pode sim, mas os cursos são bem diferentes, em sua formação. Explicarei adiante como eles se interligam. Ao cursar engenharia de sistemas, você terá um contato muito grande com áreas da elétrica e da computação, que estão ausentes em engenharia civil. Contudo, ao entrar no ciclo profissional percebemos como é possível um engenheiro de sistemas atuar no ramo da engenharia civil. Construções podem ser consideradas como sistemas complexos, e assim, o engenheiro de sistemas tem sua utilidade nessa grande área. Um exemplo de interligação entre engenharia de sistemas e engenharia civil é a Ponte de Oresund. Seu projeto foi de tamanha complexidade que, com a ajuda de engenheiros de sistemas, o projeto foi entregue dentro do prazo, atendendo perfeitamente a legislação dos dois países envolvidos e dentro do orçamento. Engenharia de Sistemas abrange a modelagem matemática, design e análise de sistemas, concentrando-se particularmente em como diferentes componentes em um sistema trabalham juntos e asseguram que o sistema seja desenhado de tal forma que os componentes interajam juntos de forma eficiente. Enquanto as outras engenharias se concentram nos detalhes dos aspectos individuais de um sistema (eletrônica, mecânica, ergométrica, aerodinâmica, software, etc.), a engenharia de sistemas se preocupa com a integração de todos esses aspectos em um sistema coerente e eficaz. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas.
05/12/2014
Boa noite guerreiros. Gostaria de saber qual o nível de dificuldade do curso (muito dificil ou impossivel) e quais as materias que eu deverei me focar mais. É possivel conciliar trabalho de dia e engenharia a noite? Grato.
Boa tarde, Bruno! O curso, assim como todas as engenharias, tem suas dificuldades. É difícil apontar uma ou outra matéria que você deva focar, visto que não sabemos em qual área você tem mais facilidade. No geral, os alunos sentem mais dificuldades no quarto período, onde temos AEDS III e ASDL. É possível conciliar trabalho e engenharia sim, mas isso exige disciplina.
29/11/2014
Bom Dia Pessoal.Sou aluno do CEFET-MG do curso de Engenharia Mecatrônica de duração minima de 5 anos,estou com a intenção de me transferir para o curso de Engenharia de Sistemas da UFMG,e gostei da ideia de o curso ser noturno,gostaria de saber se existe possibilidade de formar com menos de 6 anos caso possa ser cursado algumas matérias no horário diurno,poís já que no CEFET e integral,também gostaria de saber a diferença do curso de Engenharia Mecatrônica para o curso de Engenharia de Sistemas,já que os dois abrangem muita coisa mais não focam em uma coisa unica.Obrigado
Boa noite, Klever! Existe essa possibilidade sim! Você pode eliminar as matérias já cursadas no CEFET-MG, caso as ementas sejam iguais (por exemplo, cálculo diferencial e integral, equações diferenciais...), e também pode, caso hajam vagas, cursar matérias no período diurno. A diferença é que o egresso do curso de Engenharia Mecatrônica deverá ser capaz de analisar, conceber, implementar, integrar e adaptar sistemas mecânicos e de automação industrial, especialmente no que se refere aos processos eletromecânicos. A engenharia de sistemas se preocupa com o processo geral de definição, desenvolvimento, operação, manutenção e, finalmente, descarte e substituição por sistemas de qualidade. Enquanto as outras engenharias se concentram nos detalhes dos aspectos individuais de um sistema (eletrônica, mecânica, ergométrica, aerodinâmica, software, etc.), a engenharia de sistemas se preocupa com a integração de todos esses aspectos em um sistema coerente e eficaz. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Gostaria de saber se caso eu já possua conhecimento em determinada materia, se existe algum mecanismo, como por exemplo alguma prova que eu pos...

Caso você já tenha cursado a disciplina anteriormente em outra faculdade, e ela possua a mesma carga horária e ementa da discip...