>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
14/01/2015
Bom dia, sou aluno do 3 período do curso de engenharia eletrônica e de telecomunicações da PUC Minas, queria saber se existem uma grande diferença entre meu atual curso e o Eng. De Sistemas e também como posso transferir e quais os requisitos.
Existe sim. A engenharia de sistemas se preocupa com o processo geral de definição, desenvolvimento, operação, manutenção e, finalmente, descarte e substituição por sistemas de qualidade. Enquanto as outras engenharias se concentram nos detalhes dos aspectos individuais de um sistema (eletrônica, mecânica, ergométrica, aerodinâmica, software, etc.), a engenharia de sistemas se preocupa com a integração de todos esses aspectos em um sistema coerente e eficaz. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas. As informações sobre transferência estão disponíveis em:

http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2014/edital_transferencia.pdf
11/01/2015
Eu gostaria de saber se esse curso já é reconhecido pelo mec?
O curso está em vias finais de ser reconhecido, faltando apenas a visita dos examinadores do MEC. Essa visita iria ocorrer no final de 2014, mas teve de ser adiada. A expectativa é que a mesma ocorra nesse semestre.
01/01/2015
Como é o processo para a entrada no curso por obtenção de novo título? é muito concorrido?
Sou formada em psicologia e fiz a inscrição para o processo de 1/2015 e queria saber quais são minhas chances de entrar.
Eu poderia eliminar alguma matéria da grade de formação humanística?
O edital do processo de entrada por obtenção de novo título está no link

http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2014/edital_obtencao.pdf

Nesse semestre, muito por causa do SiSU, temos 47 vagas remanescentes. Não temos estatísticas para informar se é muito concorrido. É possível eliminar matérias de parte do bloco de humanidades do curso.
29/12/2014
Com o curso o profissional formado está apto a trabalhar na área de automação e controle?
O engenheiro de sistemas está apto a trabalhar juntamente com qualquer ramo da engenharia. O foco do engenheiro de sistemas está no projeto de engenharia, então ele está apto a trabalhar em conjunto na área de controle e automação, na área de engenharia civil, na área aeroespacial, mecânica, elétrica, metalúrgica, e tantos outros.
22/12/2014
Boa tarde,
Sou aluno da universidade federal de viçosa e estou querendo ir para engenharia de sistemas,quanto as matérias que posso eliminar como calc 1 2 e gaal e tambem gostaria de saber se posso eliminar aeds 1 e 2 sistemas digitais e redes de computadores que e idêntico ao da computação da ufmg ?
Olá! Caso as ementas e cargas horárias sejam iguais, você pode eliminar sim. Em alguns lugares cálculo 2 é equivalente ao nosso cálculo 3, por exemplo. Quanto às matérias que você citou, acredito que apenas Sistemas Digitais seja mais difícil de eliminar, porque temos uma carga maior do que ciência da computação (fazemos essa matéria na escola de engenharia, então temos um foco um pouco diferente).
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
1)"...A ideia do curso é otimizar e integrar sistemas complexos". Qual seria um exemplo de sistema complexo e em que sentidos seria o...
Um sistema complexo é um sistema que envolve várias habilidades diferentes para a resolução de um problema. A abordagem de...