>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
13/02/2015
Percebi que a maioria de estágios divulgados para alunos de Eng. de Sistemas são mais para estudantes da área de TI. Isso é reflexo de que as empresas ainda pensam que eng. de sistemas é parecida com o curso Sistemas de Informação?
Não. A maioria dos estágios são na área de TI porque essa é uma especialidade que demanda menos expertise na área de engenharia. De acordo com a norma da escola de engenharia, o aluno elegível para estágio precisa ter um RSG mínimo e o ciclo básico completo. Um aluno que acabou de completar o ciclo básico está mais apto a trabalhar como estagiário em uma empresa de TI, pois suas práticas nesse parte do curso estão muito mais focadas nas matérias relacionadas a estrutura de dados. Essa é a visão das empresas em qualquer curso de engenharia como Engenharia Elétrica ou de Controle e Automação. Ainda não existem estágios diretamente para a área, até porque o curso é muito novo, então ainda enfrentamos hoje em dia, na maioria dos casos, outros engenheiros desempenhando o papel do engenheiro de sistemas, o que gera uma demanda. Contudo, a empresa ainda não sabe que o profissional que ela precisa é o engenheiro de sistemas. É importante observar que nada impede o estudante de entrar em contato com a empresa e conseguir o estágio em qualquer área.
08/02/2015
Olá, gostaria de saber se o que a engenharia de sistemas poderá agregar (com a sua grade) para uma pessoa que já seria formada em engenharia de computação pelo CefetMg. Seria perda de tempo? Valeria a pena, solicitar eliminar todo o ciclo básico e focar ja nas especificas etc..

Abraços!

ps. senti falta do horário de aula dos semestres anteriores. Assim como existe em outros sites dos outros cursos da UFMG.
Olá, o curso de engenharia de sistemas tem muito a agregar tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Todos os conceitos aprendidos no curso são importantes em qualquer processo, seja na área de engenharia ou não.
Acredito que você não conseguiria eliminar todo o ciclo básico devido a matérias específicas da engenharia de sistemas, tais como Análise de Circuitos Elétricos I e II, Otimização não linear, Análise de sistemas dinâmicos lineares, dentre outras. Porém é verdade que a parte básica de engenharia seria eliminada e valeria a pena sim.
03/02/2015
Boa tarde... Queria saber vantagens do curso engenharia de sistemas em relação a engenharia informática
Boa tarde! Não existem vantagens, quando se fala de graduações. Existem diferenças, e analisando essas diferenças você vê qual se encaixa mais no seu perfil. Engenharia de Sistemas abrange a modelagem matemática, design e análise de sistemas, concentrando-se particularmente em como diferentes componentes em um sistema trabalham juntos e asseguram que o sistema seja desenhado de tal forma que os componentes interajam juntos de forma eficiente. Enquanto as outras engenharias (incluindo engenharia informática) se concentram nos detalhes dos aspectos individuais de um sistema (eletrônica, mecânica, ergométrica, aerodinâmica, software, etc.), a engenharia de sistemas se preocupa com a integração de todos esses aspectos em um sistema coerente e eficaz. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas.
31/01/2015
1)"...A ideia do curso é otimizar e integrar sistemas complexos". Qual seria um exemplo de sistema complexo e em que sentidos seria otimizado?
2) O curso de engenharia de sistemas tem mais foco em áreas da computação do que outras Engenharias como a de Controle e Automação e Elétrica? Se sim, em que aspectos?
Um sistema complexo é um sistema que envolve várias habilidades diferentes para a resolução de um problema. A abordagem de um processo como complexo já é uma forma de otimização uma vez que esse tipo de abordagem pode diminuir tempo de projeto e custo, dentre outras coisas. O projeto da construção de um carro, por exemplo, é um sistema complexo, pois envolve várias especialidades diferentes em sua concretização. A otimização nesse projeto pode ser vista com a diminuição dos custos da produção, diminuição do tempo e simulação multifísica, que praticamente elimina a necessidade de construção de protótipos durante o processo.
O curso de engenharia de sistemas tem um percurso maior em computação do que os as outras engenharias. Isso acontece porque é importante que o engenheiro de sistemas conheça e saiba utilizar estruturas de dados como grafos e varios princípios de resolução de problemas que só essas disciplinas proporcionam.
30/01/2015
Olá, gostaria de saber qual a diferença da engenharia de sistemas para a engenharia de computação. Pelo que me parece, a de sistemas é mais abrangente. Me parece interessante optar pela engenharia de sistemas, principalmente pelo fato haver na região de BH , apenas uma faculdade particular que tenha computação. Abraços!
A engenharia de sistemas se preocupa com o processo geral de definição, desenvolvimento, operação, manutenção e, finalmente, descarte e substituição por sistemas de qualidade. Enquanto as outras engenharias se concentram nos detalhes dos aspectos individuais de um sistema (eletrônica, mecânica, ergométrica, aerodinâmica, software, etc.), a engenharia de sistemas se preocupa com a integração de todos esses aspectos em um sistema coerente e eficaz. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas. O engenheiro da computação projeta e constrói computadores, periféricos e sistemas que integram hardware e software. Produz novas máquinas e equipamentos computacionais para serem utilizados em diversos setores. Desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. São focos diferentes. O foco do engenheiro de sistemas está no gerenciamento do ciclo de vida de sistemas complexos, na interligação de sistemas complexos e na modelagem e otimização dos mesmos (tanto ciclo de vida quanto interligação).
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Gostaria de saber qual o salário de um engenheiro de sistemas e em qual área é mais fácil conseguir um emprego após...
O salário na engenharia é bem variável, mas o piso salarial de engenharia é de 6 salários mínimos. Engenhari...