>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
26/01/2017
Sou aluno de UFMG e estou tentando mudar para Engenharia de Sistemas, gostaria de saber se Cálculo Númerico pode dispensar Análise Númerica. Obrigado.

Boa noite, Leonardo. Eu, aluno de engenharia de sistemas sem nenhuma relação com o Colegiado, ACHO que não é possível, pois as ementas são diferentes (as duas disciplinas existem no DCC, então é possível argumentar que sejam duas disciplinas distintas), mas também acredito que você deve tentar eliminar.

25/01/2017
Olá, gostaria de saber se é possível dar ênfase em áreas de energia durante o curso de Eng de Sistemas, e se o campo acadêmico é promissor.

Vou entender "áreas de energia" como energia elétrica (geração de energia elétrica, sistemas elétricos de potência), metalurgia, combustíveis e usinagem. Caso eu tenha entendido errado, sinta-se à vontade para enviar outra pergunta, explicando o que você entende como "áreas de energia". Em todas as situações que eu citei, há na UFMG algum departamento ou laboratório que seja responsável pela área, tornando possível que você faça desde pesquisas (iniciação científica) até mesmo formação complementar aberta (que funciona como uma ênfase) aonde você estiver interessado. O campo acadêmico é extremamente promissor, pois os profissionais estão começando a entrar no mercado agora, e tão importante quanto o profissional que trabalhará em empresas, é o professor que formará os próximos engenheiros de sistemas.

16/01/2017
Eu tenho o diploma de Engenharia Elétrica(Cefet) e faço Física na Ufmg,mas gostaria de fazer Engenharia de Sistemas,pois tendo observado a grade curricular do curso me interessei muito.Gostaria de entrar por Obtenção de novo Título.Tenho 2 dúvidas: poderia cursar algumas disciplinas durante o dia,pois sou plantonista e em algumas noites não poderia frequentar as aulas e poderia pedir dispensa por aproveitamento de disciplinas que já cursei na Física,como Fundamentos de Termodinâmica,etc.Obrigado.
  • Existem algumas disciplinas que você consegue cursar pela manhã, caso hajam vagas disponíveis. Mas as específicas do curso (por exemplo, Fluidos e Termodinâmica Computacional, Eletromagnetismo Computacional, Laboratórios de Projetos, Pesquisa Operacional, entre outras) você só consegue cursar à noite.
  • Caso as disciplinas tenham a mesma carga horária e ementa, é possível pedir a dispensa. Acredito que todas as que você cursou em física na UFMG e que são comuns à engenharia de sistemas (cálculo, GAAL, equações diferenciais, fundamentos de física) você consegue eliminar. As de Engenharia Elétrica (Análise de Circuitos Elétricos, Eletrônica, Sinais e Sistemas) tem-se que analisar a carga horária e ementa, mas também é possível eliminar.
04/01/2017
Prezados senhores!Cordiais saudações.
Gostaria que me esclarecessem a cerca de uma possivel atuação do engenheiro de sistemas em engenharia Biomedica?
aguardo vosso retorno e desde já agardeço.
atenciosamente

julio cesar

Prezado Júlio César,

O corpo humano é um dos sistemas mais complexos existentes, e a indústria de aparelhos que auxiliem exames e procedimentos médicos é uma das que mais tem crescido, da mesma forma que tem sido uma das que mais tem se atualizado tecnologicamente. O engenheiro de sistemas pode atuar, por exemplo, na área de engenharia biomédica na produção de equipamentos, auxiliando times de projetos, e também na logística e gestão dos mesmos.

04/01/2017
Oi, gostaria de saber quando será aberto seleção para um nova turma no curso de engenharia de sistemas! E mais detalhes sobre como funciona o vestibular. desde já agradeço!

A UFMG adota o SISU como forma de entrada. Para se cadastrar no SISU, é necessário que tenha feito o ENEM. Novas turmas são abertas todo semestre, conforme o SISU.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Se software pode ser considerado um sistema complexo, entao posso montar minha grade dando ênfase ao desenvolvimento de software? Quais sao as a...

Sim, você pode fazer uma formação complementar aberta, pois o curso não dispõe (ainda) de percursos de forma&cced...