>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
30/04/2015
Olá Boa Tarde! Sou formado em Eng Mecatrônica e gostaria se saber sobre todo o procedimento para obtenção de novo título em Eng. de Sistemas e se há possibilidade de ingresso para o próximo semestre(2º/2015)?

Ainda gostaria de saber quanto tempo levaria para concluir o curso devido a solicitação de obtenção de novo título?
Boa tarde! O procedimento para obtenção de novo título está descrito em:

http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2015/edital_transferencia_obtencao_ufmg2016.pdf

Transferência e Obtenção de Novo título ocorrem anualmente, em conjunto com o Vestibular. Assim, só é possível agora para 2016. Como você já é formado em Engenharia Mecatrônica, muito provavelmente conseguirá eliminar boa parte do ciclo básico, como Cálculos, Fundamentos de Física, Equações Diferenciais, Probabilidade, Sistemas Digitais... Mas as matérias mais específicas, como Otimização Não-Linear, Redes Neurais Artificiais, presentes desde os períodos mais iniciais do curso, você teria de cursar. É difícil dizer em quanto tempo você conseguiria concluir o curso, pois isso depende de quantas matérias você conseguiria eliminar, quanto tempo você teria disponível (por exemplo, se houver vagas, é possível fazer matérias no período diurno), entre outros fatores.
18/04/2015
Vejo que o Engenheiro de Sistemas é essencial em grandes projetos, porém o curso da UFMG possui algum foco especifico (Computação, Mecânica, Aeronáutica ...)? E como está a aceitação pelo mercado dos estagiários das turmas desde 2010?
O foco do curso é em modelagem, gerenciamento de ciclo de vida, simulação e otimização de sistemas complexos de engenharia. Essa é a grande diferença do curso para as engenharias tradicionais. Somos um curso interdisciplinar, nosso foco é em integrar sistemas das engenharias tradicionais de forma a atender aos requisitos do cliente de forma ótima. Assim como todo curso em formação, os estagiários têm dificuldade em encontrar vagas específicas para nosso ramo. Também foi assim por exemplo com Engenharia de Controle e Automação e Engenharia de Computação. Contudo, alguns já trabalham/estagiam na área de Engenharia de Sistemas, e esse número só tende a crescer, tanto pela iniciativa dos próprios alunos em criar uma Diretoria de Divulgação de Engenharia de Sistemas, quanto pelo sucesso de nossos alunos, e pela necessidade do mercado.
17/04/2015
Fazendo o curso de engenharia de sistemas vou ter conhecimento sobre o funcionamento de vários sistemas para integra-los, mas eu posso fazer o curso com o objetivo de desenvolver de novas tecnologias da informação?
Com o objetivo específico de desenvolver novas tecnologias de informação acredito que outros cursos te atenderão mais, como Sistemas de Informação, por exemplo. O curso de Engenharia de Sistemas não é voltado para TI, embora seja uma possível área de atuação do egresso do curso. Temos conhecimento na área, podemos atuar nesse foco, contudo outros cursos tem embasamento maior para isso.
06/04/2015
Quais as diferenças entre os curso de Engenharia de Sistemas e Engenharia Mecatrônica? Ambos visam a interação entre diversas áreas da engenharia, como computação, controle e elétrica...
A Engenharia de Sistemas é mais ampla. Mecatrônica tem como foco basicamente criação de tecnologia e robótica. Engenharia de Sistemas trabalha em cima do projeto de engenharia, desde sua concepção até seu descarte, podendo ser esse projeto de qualquer ramo, desde civil (por exemplo, a Ponte de Oresund, que certamente teve a participação de engenheiros de sistemas em seu projeto) até aeroespacial (boeing 777 foi concebido por uma equipe de engenheiros de sistemas - primeiro avião inteiramente concebido através de um computador). Temos aplicações também no setor financeiro, administração de empresas (que podem ser consideradas sistemas complexos, sendo então possível a aplicação de todos os conceitos vistos em nossa graduação), setor de energia, entre outros. Engenheiros mecatrônicos e de sistemas devem, inclusive, trabalhar juntos em boa parte dos projetos, dada a complexidade e integração dos mesmos.
18/03/2015
Olá, gostaria de saber qual a diferença da Engenharia de Sistemas para a Engenharia de Produção. Quais os diferenciais que a Engenharia de Sistemas pode criar no meu currículo de Engenheiro de Produção? Obrigado.
Engenharia de Produção é uma engenharia que trabalha gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais, visando aumentar a produtividade de uma empresa, unindo conhecimentos da administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Assim, é uma engenharia que foca no lado mais "humano" da empresa.

Engenharia de Sistemas abrange a modelagem matemática, design e análise de sistemas, concentrando-se particularmente em como diferentes componentes em um sistema trabalham juntos e asseguram que o sistema seja desenhado de tal forma que os componentes interajam juntos de forma eficiente. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas.

Assim, a engenharia de sistemas é uma engenharia que foca no projeto de engenharia, trabalhando em cima de todo o ciclo de vida do projeto, incluindo a parte gerencial do mesmo.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Gostaria de saber como funciona o processo de formação complementar. obrigado

Basicamente você escolhe uma área correlacionada à engenharia de sistemas (por exemplo software, engenharia elétrica, en...