>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
15/01/2016
Por que vocês não divulgam a nota de corte para transferência? Onde esta a democracia? Vocês não podem ficar com essas informações apenas entre vocês e o pessoal da copeve não, mesmo porque podem usá-la a favor de familiares. Sei que não vão publicar essa pergunta.
Nós, que gerenciamos o site, somos alunos de engenharia de sistemas, portanto não temos acesso a esse tipo de informação, que é restrita apenas à COPEVE e aos órgãos competentes, tornando assim impossível utilizar esse tipo de informação em favor de interesses pessoais.
14/01/2016
Gostaria de saber se existe alguma matéria similar às disciplinas de Introdução aos Sistemas Lógicos, Organização de Computadores I, Organização de Computadores II e Sistemas Operacionais do Curso de Ciência da Computação, no curso de Engenharia de Sistemas.
Sistemas Operacionais é ofertada como optativa. Acredito que Sistemas Digitais na engenharia seja similar a Introdução aos Sistemas Lógicos, mas quanto a Organização de Computadores I e II, não faz parte de nossa grade.
13/01/2016
Qual a porcentagem destinada a aulas práticas desse curso? Ou durante o curso será ministrado apenas a parte teorica?
Aproximadamente 30% da carga horária do curso é voltada para aulas práticas, com o diferencial de termos 5 disciplinas de Laboratório de Projetos, cursadas entre o quinto e o nono períodos, que tem como temática básica a aplicação de conceitos de engenharia de sistemas em open-based problems, ou seja, problemas com solução aberta e de livre escolha do aluno.
13/01/2016
Gostaria de saber se o Engenheiro de Sistemas é voltado exclusivamente para sistemas computacionais. Eu também queria saber mais sobre a relação entre essa Engenharia e o mercado Aeroespacial. Obrigado.
Não é voltado apenas para sistemas computacionais. Temos, no escopo do curso, várias disciplinas que nos capacitam a trabalhar com sistemas elétricos, de controle, eletrônicos, computacionais, entre outros. A área da engenharia aeroespacial sempre foi um exemplo clássico do uso da engenharia de sistemas. Gerenciar a complexidade de um projeto tão grande requer habilidades de integração que vão além dos conhecimentos em uma área específica. O exemplo maior da aplicação da engenharia de sistemas na área aeroespacial é o Boeing 777, projetado por uma equipe de engenheiros de sistemas. O resultado desse projeto foi o maior birreator existente por diversos anos.O boeing 777 (cujo projeto data de 1990) foi totalmente planejado com o uso de computadores (simulações e previsões que evitaram problemas previamente, resultando num projeto mais seguro, eficiente e rápido). Um outro fato que ajudou no sucesso desse projeto foi a presença de pilotos nas equipes de projeto. Isso fez com que o boeing 777 tivesse um melhor conforto para os pilotos (que podem ser entendidos como os clientes, nesse caso, da mesma forma que um motorista é o cliente de uma concessionária de carros. Essa presença dos motoristas, a integração dos sistemas do avião, as simulações e modelagem do 777, tudo é parte do trabalho do engenheiro de sistemas, que conversa com todas as equipes e stakeholders para que tudo ocorra conforme planejado e sem erros.Desde então, a área aeroespacial vem se mostrando um excelente mercado de trabalho para engenheiros de sistemas, tendo em vista o sucesso de seu trabalho, que cortou muitos custos no projeto das aeronaves.
12/01/2016
Boa tarde. Tenho dúvidas em relação ao mercado de trabalho disponível para os formados neste curso, considerando que é o único curso do Brasil e sua formação não é muito específica. Assim, quais empregos os formados em Engenharia de Sistemas têm conseguido? Gostaria de saber exemplos de formados no curso e que trabalham.
O curso é bem recente, a primeira turma se formou agora, e alguns já estão empregados em grandes empresas, e muitos alunos estão fazendo estágios. A nossa formação é bem específica ao trabalhar com o desenvolvimento do projeto, integração, modelagem e simulação de sistemas complexos de engenharia. Com o trabalho de divulgação exercido pelos próprios alunos, várias empresas tem conhecido melhor o profissional que está se formando, e estamos tendo um retorno bem positivo.
novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Tenho uma dúvida sobre o estágio supervisionado. Caso já esteja trabalhando em outra área na época de fazer o est&a...

Caso a área que você esteja trabalhando seja relacionada de alguma forma a Engenharia de Sistemas, acredito que seja possí...