>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
21/02/2016
Se software pode ser considerado um sistema complexo, entao posso montar minha grade dando ênfase ao desenvolvimento de software? Quais sao as areas de especializacao que esse curso oferece e a partir de qual periodo posso começar a me especializar?

Sim, você pode fazer uma formação complementar aberta, pois o curso não dispõe (ainda) de percursos de formação complementar. A formação complementar aberta deve ser aprovada pelo colegiado. Esta proposta deve conter pelo menos 24 créditos em uma linha afim do curso e o ideal é que o aluno trabalhe com um professor orientador na proposta. Já existem alunos no curso de Engenharia de Sistemas que fazem formação complementar aberta voltada para o desenvolvimento de softwares.

21/02/2016
Me formei em engenharia de sistemas e quero criar um software que rode em smartphones, eu conseguiria?

Você não aprende programação mobile efetivamente no curso de engenharia de sistemas. Sendo um engenheiro de sistemas, você não trabalharia efetivamente programando e criando o software, o seu trabalho se daria em torno do projeto do software e tudo o que o envolve, quem seriam as partes interessadas, os estudos de tradies, a integração do software com outros serviços e sistemas, gestão de riscos, pessoas, e tudo o que envolve o projeto do software e suas equipes de desenvolvedores, entre outras coisas. O engenheiro de sistemas trabalha como um gestor do projeto, coordenando e servindo de ponte entre as diversas equipes e stakeholders.

16/02/2016
Boa noite. Graduei-me em Engenharia de Produção pela UFOP em 2005 e me especializei em Pesquisa Operacional. Seria possível aproveitar as disciplinas em comum? Dada a comparação de ementas e correspondência, a UFMG aceita o "aproveitamento" de disciplinas? Muito obrigado e parabéns pelo pioneirismo, sucesso para vocês na carreira.

É possível sim, comprovada a correspondência entre as disciplinas. Obrigado, e muito sucesso para você também.

05/02/2016
E quanto ao empreendedorismo, o que esse curso teria a oferecer?

Dentro do curso temos como diferencial as disciplinas de Laboratório de Projeto, que acompanham o aluno do quinto ao nono período, que buscam trazer para o ambiente do aluno a vivência de desenvolver um projeto desde o início, até o final, passando por todas as questões de gerência  e gestão, inclusive. O aluno de Engenharia de Sistemas também pode ingressar na empresa júnior Consultoria e Projetos Elétricos Júnior (CPEJr), juntamente com os alunos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação. Na UFMG também se tem uma base muito forte para investir em empreendedorismo, como o CTIT.

05/02/2016
Tem alguma maneira de concluir o curso em menos tempo. Por exemplo puxando matérias aos sábados?
Obrigado.

A UFMG oferece pouquíssimas disciplinas aos sábados, mas você pode puxar matérias para o período diurno, caso hajam vagas, o que faz com que você conclua o curso em menos tempo.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Boa noite. Graduei-me em Engenharia de Produção pela UFOP em 2005 e me especializei em Pesquisa Operacional. Seria possível aprov...

É possível sim, comprovada a correspondência entre as disciplinas. Obrigado, e muito sucesso para você também.