>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
18/04/2016
O que é preciso para poder fazer o curso?

A entrada nos cursos da UFMG se dá por meio do SiSU (para mais informações clique aqui). Para poder participar do SiSU, é necessário que você faça o ENEM (para mais informações, clique aqui). Não é necessário nenhum conhecimento prévio, como por exemplo inglês ou conhecimentos em eletrotécnica ou programação.

30/03/2016
Boa noite, queria saber se vcs passam revisão da matéria matemática pra aquelas pessoas que terminou o ensino médio faz anos ou tem que começar preparado pra essa situação?

Olá. Como disciplina, não fazemos revisão de matemática, mas há na universidade alunos que oferecem aulas de matemática, programação, e outras várias disciplinas. Há também monitorias para ajudar os alunos a tirarem suas dúvidas em algumas disciplinas, como cálculo e matemática, por exemplo.

30/03/2016
Pra iniciar esse curso, precisa ter conhecimento em computação?

Não é necessário ter nenhum conhecimento prévio para iniciar o curso.

26/03/2016
Olá !
Eu posso dizer que gostei muito da grade do curso, e me interessei pelo curso. Enfim, gostaria de saber quais critérios as empresas (parceiras da universidade) usam para escolher alguém para estagio, trainee e etc... a idade seria um critério? - Gostaria de saber se o Engenheiro de sistemas pode atuar na área de automação ? ... Ah só mais uma duvida - No curso existem pessoas fazendo esse curso como segunda graduação? - Para complemento da graduação anterior entre outros motivos.

Desde já agradeço.

Olá! Que bom que você gostou da nossa grade! Os critérios variam muito de empresa para empresa. Em geral, análise de currículo, projetos fora da sala de aula, línguas estrangeiras, conhecimentos em linguagens de programação e pacotes Office são alguns dos critérios. Obviamente, os mesmos dependem de cada vaga (linguagens de programação não é um critério tão importante quanto conhecimentos em línguas estrangeiras e em estratégias de gestão para uma vaga de estágio de gestão de projetos, por exemplo). Particularmente, nunca vi idade como critério para estágio ou processo trainee, geralmente eles colocam como tempo para concluir a graduação (cursando a partir de tal semestre, formado há menos de 2 anos, etc). Pode sim, é uma excelente área para atuar como Engenheiro de Sistemas. Sim, existem pessoas já formadas em alguma graduação e fazendo o curso.

24/03/2016
Curso Engenharia de Redes de Comunicação e tenho o interesse em me especializar em Sistemas de Inf Distribuidos ou Sistemas de Comunicações para aeronáutica. O curso de Engenharia de Sistemas na UFMG tem enfoque em alguma dessas duas áreas? Estou pensando em uma segunda graduação. Obrigado!

Não. O curso de Engenharia de Sistemas da UFMG foi construído para que o aluno tenha conhecimentos que possam ser aplicados aos mais diversos exemplos de sistemas de engenharia, como por exemplo os citados por você. Acredito que você pode conseguir essa especialização em sistemas de comunicações para aeronáutica no curso de Engenharia Aeroespacial da UFMG, enquanto a de sistemas de informação distribuídos você deve conseguir no curso de Sistemas de Informação da UFMG. O curso de Engenharia de Sistemas te daria uma visão mais ampla para trabalhar com engenharia em geral, usando conceitos de otimização, modelagem, simulação e integração de sistemas para o desenvolvimento de projetos tecnológicos que envolvem mais de uma especialidade de engenharia.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Bom dia. Estou em dúvida entre o curso de engenharia de sistemas e o de engenharia aeroespacial. Tenho interesse de trabalhar com área a...
O curso de engenharia de sistemas é muito requisitado nessa área. De fato, é uma das melhores áreas para engenharia de sis...