>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
09/05/2016
Sou formada em Sistemas de Informação pela PUC. Consigo eliminar matérias no curso de Engenharia de Sistemas? O vestibular para o curso é semestral ou anual? Obrigada!

Consegue sim! Basta que as disciplinas tenham a mesma ementa e carga horária. Você provavelmente conseguirá eliminar as disciplinas do ciclo básico de programação, e optativas. A entrada no curso se dá por meio do SiSU, e é semestral.

08/05/2016
Esse curso já foi avaliado pelo MEC ? você em repostas anteriores disse que um engenheiro de sistemas é capaz de trabalhar na área aeroespacial,sendo assim este engenheiro seria capaz de projetar um satélite ou um foguete sozinho mesmo que em escala reduzida, ou seria necessário ajuda de outros engenheiros ?

O curso recebeu nota máxima na avaliação do MEC. Em grandes proporções, um projeto desse tipo necessita de vários engenheiros. Mas em escala reduzida, um engenheiro de sistemas é capaz de projetar um satélite sozinho. Isso, na verdade, varia de acordo com a formação técnica do engenheiro em si, e também com o interesse do mesmo. Com dedicação e interesse, aliado à formação na graduação, ele é sim capaz de produzi-lo por conta própria.

06/05/2016
O engenheiro de sistemas teria, em parte, o mesmo papel de um engenheiro de produção? Quais as principais diferenças na atuação dos dois profissionais?
Agradeço a atenção.

São duas atuações diferentes, embora os cursos sejam bem similares!

Engenharia de Produção é uma engenharia que trabalha gerenciando recursos humanos, financeiros e materiais, visando aumentar a produtividade de uma empresa, unindo conhecimentos da administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Assim, é uma engenharia que foca no lado mais "humano" da empresa.

Engenharia de Sistemas abrange a modelagem matemática, design e análise de sistemas, concentrando-se particularmente em como diferentes componentes em um sistema trabalham juntos e asseguram que o sistema seja desenhado de tal forma que os componentes interajam juntos de forma eficiente. Engenheiros de Sistemas concentram seus esforços sobre os aspectos do processo de engenharia (definição de requisitos, projetos funcionais de alto nível, gerenciamento de projetos, análise de custo do ciclo de vida, etc.), que servem para organizar e coordenar outras atividades de engenharia. O engenheiro de sistemas é a principal interface entre a administração, os clientes, fornecedores e engenheiros especializados no processo de desenvolvimento de sistemas.

Assim, a engenharia de sistemas é uma engenharia que foca no projeto de engenharia, trabalhando em cima de todo o ciclo de vida do projeto, incluindo a parte gerencial do mesmo.

03/05/2016
Olá, me chamo Marcelo e sou fanático por engenharia e astronomia. Gostaria de saber se alguém formado em Engenharia de Sistemas tem condições de fazer um mestrado em Astronomia. Se não, saberia alguma outra engenharia para que isso seja possível ? Obrigado.

É totalmente possível, inclusive é uma das melhores áreas para se trabalhar com Engenharia de Sistemas, dada a complexidade dos sistemas dessa área (recentemente tivemos aqui na UFMG uma palestra de um engenheiro da Nasa, onde um dos conselhos dele foi o de estudar Engenharia de Sistemas). Existe aqui o curso de Engenharia Aeroespacial, que também te habilita a trabalhar nessa área. Os dois cursos estão conversando para que tenham em um futuro próximo uma Formação Complementar Aberta nos dois cursos voltada para esse tipo de sistema.

02/05/2016
O projeto acadêmico do curso de Engenharia de Sistemas é muito interessante e, baseando-se em algumas respostas nesta seção, pergunto: levando-se em consideração o horário das aulas oferecidas pelo curso de Engenharia de Sistemas (19h às 22h35), no caso de formação complementar aberta em Computação, existe a possibilidade de tais disciplinas serem oferecidas no noturno, ou o aluno deve ter o dia disponível para aproveitar as matérias já previstas na Ciência da Computação (diurno)? Pergunto porque eu trabalho de 8h às 17h e esse foi um dos motivos pelo qual não pude cursar Sistemas de Informação (as aulas iniciam às 17h).
agradeço a atenção.

Ao optar pela Formação Complementar Aberta, o aluno fica sujeito aos horários das disciplinas que optou por fazer. Caso queira fazer uma Formação Complementar com disciplinas do curso de Ciência da Computação, muito provavelmente o aluno fará algumas disciplinas durante o turno diurno. Da mesma forma, caso opte por fazer uma Formação Complementar com disciplinas do curso de Sistemas de Informação, é possível que o aluno tenha que cursar disciplinas que se iniciem às 17h. Contudo, as disciplinas da ênfase que se queira fazer esse tipo de formação são decididas em conjunto com um professor orientador. Logo, caso o horário seja algo que dificulte sua grade em uma situação dessas, pode-se escolher outra disciplina que também se inclua nesse caso, se o professor concordar, por exemplo. Lembrando sempre do fato de que a formação deve ser relacionada de alguma forma à Engenharia de Sistemas.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Estarei começando o curso de Engenharia de Sistemas esse ano, e gostaria de saber de que forma o engenheiro de sistemas pode atuar em uma empre...

 Os engenheiros de sistemas trabalham na análise, design, envolvimento e operação de sistemas. Em contraste com os expert...