>
>
Perguntas & Respostas
perguntas & respostas
Envie a sua pergunta!
Nome
Email
Pergunta
15/03/2017
Será ofertada alguma disciplina isolada neste semestre (1º 2017), para alunos de outras IES?

O processo para matrícula em disciplinas isoladas encontra-se disponível aqui.

23/02/2017
Bom, gostaria de saber se o graduado em engenharia de sistemas pode fazer mestrado em engenharia mecânica e elétrica, por exemplo. Obrigado.

Pode sim, inclusive o curso nasceu das cadeiras de pós graduação em engenharia elétrica da UFMG (o que não impede o aluno de fazer mestrado em nenhuma outra área de interesse).

21/02/2017
O engenheiro de sistemas pode atuar na área de robótica?

Olá! Pode sim, é uma excelente área de atuação para o engenheiro de sistemas.

16/02/2017
Boa noite!
Bom, eu gostaria de saber o que um engenheiro de software ou de computação faz e o engenheiro de sistema de software não faz?

Boa noite. Acho que houve um problema na identificação dos conceitos. Engenharia de software trata, basicamente, das metodologias e métricas utilizadas no processo de desenvolvimento de softwares. Engenharia de computação trata de conceitos de eletrônica e tecnologia da informação, além de conhecimentos apurados em hardware. Engenharia de sistemas trata de assuntos mais abrangentes, que obviamente englobam a computação. Engenharia de Sistemas é uma abordagem interdisciplinar que capacita a realização de sistemas de sucesso. Ela foca na definição das necessidades do cliente e nas funcionalidades requeridas em antecedência no ciclo de desenvolvimento, documentando requisitos, e então procedendo nas sínteses de projeto e validação dos sistemas considerando o problema completo, tratando desde todos os subproblemas, como operação, custos e prazos, desempenho, treinamentos e suporte, testes, descarte e manufatura. Engenharia de Sistemas integra todas as disciplinas e grupos de especialidades em times, formando um processo de desenvolvimento estruturado que trata desde a etapa de conceituação até a produção ou operação. Engenharia de Sistemas considera tanto as necessidades técnicas quanto as de negócios, de todos os stakeholders, com o objetivo de prover um produto de qualidade que vá de encontro às necessidades do cliente.

15/02/2017
Oi, gostaria de saber o seguinte, após a formação do curso, uma vez eu já dentro da UFMG por meio do SISU, como é o processo para eu conseguir uma Pós graduação pela mesma universidade? Eu preciso passar pelo Enem de novo? Tenho que pagar? Existe algum meio de eu conseguir uma bolsa? Vi que em uma das resposta anteriores vocês mencionaram que recentemente uma turma formou, gostaria de saber quais empresas elas estão atuando?

O processo de pós graduação é totalmente desvinculado do processo de graduação, e é por meio de processo seletivo específico, geralmente por meio de provas ou análise de histórico. Não é necessário pagar. Os alunos egressos e estagiários estão atuando em empresas de ponta, como Accenture, GE, IBM, Embraer.

novidades
Cadastre-se e receba novidades sobre o curso em seu e-mail
perguntas
Será ofertada alguma disciplina isolada neste semestre (1º 2017), para alunos de outras IES?

O processo para matrícula em disciplinas isoladas encontra-se disponível